top of page
Buscar
  • Foto do escritorpetfarmaunifap

Casos de transtornos psicológicos aumentam devido à pandemia

Nos últimos meses, seja pelo medo de ficar doente ou por perder alguém, os casos de ansiedade, estresse e depressão aumentaram consideravelmente, consequente do período de isolamento. Segundo pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os problemas de saúde mental aumentaram em escala preocupante durante a pandemia do vírus Sars-cov-2 e o isolamento social. Estimativas apontam que os casos de depressão quase dobraram e os de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca os percentuais médios esperados desses problemas na população mundial, sendo de 8,5% para estresse, 7,9% para ansiedade e 3,9% para depressão.


De acordo com a OMS, as notícias podem ser desfavoráveis para a saúde mental. Em casos em que notícias sobre a situação atual resultam em abatimento ou ansiedade, o recomendado é que haja um controle ao acesso à informação sobre o assunto.


Algumas sugestões para lidar com a ansiedade e estresse gerado por esse período de pandemia são métodos simples, porém, eficazes e que podem ser inseridos na rotina do dia-a-dia. Por exemplo, a prática de atividades físicas, além de manter a qualidade da saúde, pode ajudar a relaxar e distrair a mente. Também é fundamental o apoio da família ou amigos, então mesmo durante a quarentena, mantenha contato com as pessoas que fazem você se sentir a vontade.


Para consultas diretamente com um profissional, surgiram formas alternativas de apoio psicológico online, com sites especializados e acessíveis. Outra sugestão é Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (188), email e chat 24 horas todos os dias.


Para os profissionais da saúde são disponibilizados atendimento online gratuito, como a Rede de Apoio Psicológico, criada para conectar trabalhadores da saúde à psicólogos e psicólogas de todo o Brasil. Assim como o TelePSI, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde (ME), através do número 0800 644 6543, será realizado o cadastro, avaliação e escolha de horários de atendimento. As consultas são feitas por videochamada, onde os profissionais do projeto usam estratégias de intervenção em situações de crise. A melhor forma de lidar com os últimos acontecimentos e os transtornos psicológicos consequentes, é buscar formas de amenizá-los. Procure ajuda.


FONTES:






67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page