top of page

Nossa história

O Programa de Educação Tutorial  - PET Farmácia UNIFAP foi criado no ano de 2010 devido a saída de um edital para criação de novos Grupos PET a nível nacional, a coordenadora do laboratório Dra. Profa. Sheylla Susan já conhecia a existência de grupos PET em decorrência de ter convivido com petianos no Laboratório de Produtos Naturais da UFSCar, na época em que fez doutorado.

 

A mesma achou essa uma oportunidade em desenvolver projetos daquele nível, visto que os alunos petianos atuam na tríade Pesquisa-Ensino e Extensão. A ideia inicial sempre foi trabalhar na área de produtos naturais, e divulgar para a sociedade resultados das pesquisas por projetos de extensão e de certa formar, ajudar a comunidade mais carente em busca de auxílio a problemas de saúde. Mas, para isso, sempre foi necessário realizar atividades de ensino extracurriculares, subsidiando os petianos para as atividades de pesquisa e ensino, a ideia inicial permanece até hoje.

 

No grupo PET geralmente, participam 12 bolsistas e 6 não bolsistas, em algumas atividades há a participação de outros voluntários, carinhosamente chamados de “Amigos do PET”. O Grupo PET vai amadurecendo ao passar dos anos, novas ideias, iniciativas, isso é de se esperar, pois a cada seleção entram alunos com pensamentos diferentes, e também, a estrutura para desenvolvimento de algumas atividades vai se aperfeiçoando, quanto aos primeiros petianos a rotina era um pouco difícil por causa da pouca estrutura e de pouca ajuda financeira, mas eram extremamente dedicados, comprometidos e tinham o mesmo ideal de crescimento e aperfeiçoamento.

 

Portanto, a proposição do Grupo PET é permitir o estabelecimento de uma filosofia de trabalho na área de produtos naturais, ainda não explorada em nível de graduação como tripé pesquisa-ensino-extensão, que possibilite a formação de qualidade através da inclusão do egresso em atividades extracurriculares, já no início de sua graduação, e vinculadas as demandas educacionais, sociais e ambientais existentes; atividades estas promovem a integração entre universidade e comunidade, em uma relação recíproca, na qual ambos se beneficiem com o intercâmbio de conhecimento, além de desenvolver o pensamento crítico do trabalho em grupo e o senso de responsabilidade nos integrantes do grupo.

 

Desta forma, com o Grupo PET, deseja-se que o aluno possa não somente aprofundar nas discussões conceituais e metodológicas pertinentes a Produtos Naturais (apresentando capacidade de articulação dos conhecimentos empíricos, teóricos e práticos na compreensão de sua produção e utilização), de dar fundamento científico a práticas de medicina tradicional muito utilizada pelas comunidades locais, mas também que possa construir sua autonomia na elaboração e execução de projetos de extensão, ensino e pesquisa, analisando e intervindo na realidade.  E, neste sentido, a implantação do PET/Farmácia, propiciará o desvelar de novos objetos e vertentes de investigação e análise (científico, artística, tecnológica e cultural), preparando para a atuação profissional e resgatando as atividades e saberes etnobotânicos das comunidades e povos locais.

bottom of page